A Porto é mais que uma seguradora, é um ecossistema de soluções de serviços de proteção com tecnologia embarcada, para melhorar e facilitar a experiência do cliente. Com quase 80 anos de mercado, a companhia possui quatro unidades de negócios: Porto Seguro, Porto Saúde, Porto Bank e Porto Serviço. Além de 18 milhões de clientes únicos, 13,5 mil funcionários, 13 mil prestadores e 37 mil corretores parceiros, a empresa conta ainda com sucursais e escritórios regionais em todo o Brasil.

Fazem parte do universo Porto: Azul Seguros, Itaú Seguros de Auto e Residência, Porto Seguro Uruguay entre outras. Em 2024, a companhia apresentou R$ 37 bilhões de receita e lucro líquido de R$ 2,7 bilhões. O momento é de aceleração do crescimento e expansão de novas frentes de negócio para lançar cada vez mais produtos inovadores e ser cada vez mais um porto seguro para as pessoas e seus sonhos.

NOSSO COMPROMISSO
COM A AGENDA CLIMÁTICA

A Porto monitora e avalia continuamente as emissões de gases de efeito estufa (GEE) geradas por suas atividades. Esses dados são consolidados no Inventário de Emissões da Cia, publicado anualmente desde 2011 e, nos últimos anos, auditado por uma verificação independente de terceira parte. Trabalhamos continuamente na sistematização da coleta de dados, garantindo rastreabilidade e transparência, para assegurar um relato preciso e confiável.

Para avançar na maturidade do tema, ampliar nosso entendimento e ter bases fundamentais para construção de um plano de descarbonização, passamos no último ano por uma jornada em parceria com a WayCarbon, empresa global renomada por suas soluções climáticas. O trabalho começou com uma análise detalhada do nosso perfil de emissões, fazendo um screening dos escopos 1, 2 e principalmente o escopo 3. Um dos principais marcos dessa iniciativa foi a adoção pioneira no Brasil da metodologia Partnership for Carbon Accounting Financials (PCAF) para calcular as emissões seguradas da Porto.

A partir da projeção de emissões futuras da Cia, levando em consideração o crescimento projetado dos negócios e os compromissos climáticos do Brasil no acordo de Paris, estamos elaborando metas de redução das emissões para os próximos 5 e 10 anos. Após essa etapa, realizamos uma análise detalhada dos projetos voltados à redução das emissões, alinhados com iniciativas e metodologias globais, bem como com nossa cadeia de valor.

Nos comprometemos a reduzir nossas emissões do escopo 1 e 2. Pela complexidade do escopo 3, estamos faseando esse processo. Ainda estamos em processo de definição da estratégia de redução para a categoria 15, que são nossas emissões financiadas e seguradas. Nosso foco é implementar um plano robusto de redução de emissões absolutas para tornar nossas operações cada vez mais sustentáveis.

1. Infraestrutura Resiliente
2. Inteligência Climática
3. Seguros & Agronegócio
4. Seguros na expansão da frota verde brasileira
5. Seguros para o desenvolvimento industrial sustentável
6. Proteção Social e de Investimentos
7. Finanças Sustentáveis